
Categoria: Artigos
Data: 01/08/2025
No Que Cremos
A Igreja Presbiteriana Central do Gama, IPCG é uma igreja totalmente comprometida com as Escrituras Sagradas (Velho e Novo Testamentos), bem como com os Símbolos Doutrinais da Igreja Presbiteriana do Brasil, IPB, compreendidos na Confissão de Fé de Westminster, assim como nos Catecismos Maior e Breve de Westminster, que explicam nossas crenças em detalhes. Embora não consideremos esses documentos equivalentes em autoridade às Escrituras, acreditamos que eles são um resumo fiel dos ensinamentos essenciais das Escrituras. A seguir, um breve resumo de algumas dessas crenças essenciais.
De Deus
Cremos em um Único Deus, vivo e verdadeiro, que subsiste eternamente em três pessoas iguais e gloriosas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Ele é o Criador do universo, todo santo, todo amoroso e plenamente satisfatório; governando e sustentando todas as coisas para sua glória.
Do Homem
Cremos que os seres humanos são criados de forma única à imagem de Deus para refletir e manifestar a sua glória em tudo o que somos e fazemos (coram Deo). Todo ser humano foi criado para glorificar a Deus, desfrutando dEle para sempre.
Da Bíblia
Cremos que Deus é pessoal e se revelou para ser conhecido e desfrutado por sua criação. Embora Deus tenha se revelado na ordem criada (Salmo 19:1-6), Ele nos falou com mais clareza na Bíblia (Salmo 19:7-11). As Escrituras não são meramente um testemunho da Palavra de Deus, mas são as próprias palavras de Deus. Como tal, os 66 livros da Bíblia, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento são inspirados por Deus; inteiramente verdadeiros e isentos de erros; totalmente suficientes e supremamente autoritativos em todas as questões de fé e vida prática.
Do Pecado
Cremos que os primeiros seres humanos, Adão e Eva, não glorificaram a Deus como foram criados para isso, mas se afastaram de Deus em pecado. Como resultado, todo ser humano compartilha da culpa e da corrupção pecaminosa de Adão por completo. Em nossas ações, palavras, pensamentos e afeições, todos nós nos rebelamos contra Deus, somos totalmente merecedores de seu justo julgamento e somos totalmente incapazes de nos salvar.
Do Evangelho
Cremos que Deus, em seu grande amor e pura misericórdia, enviou seu único filho divino, Jesus Cristo, para reconciliar os pecadores (eleitos) consigo mesmo. Em favor deles, Cristo se tornou um ser humano, viveu a vida perfeitamente obediente que Deus exige deles, morreu na cruz para satisfazer a justa ira de Deus contra eles e ressuscitou corporalmente dos mortos para salvá-los. Todos os benefícios do Evangelho - o perdão dos pecados, o dom da justiça de Cristo, a vida eterna, etc. - só se tornam nossos quando nos afastamos do pecado e recebemos Jesus Cristo somente pela fé.
Da Vida Cristã
Cremos que a salvação se dá somente pela graça, por meio da fé somente, mas não por uma fé que seja única. Aqueles que são aceitos por Deus unicamente com base na justiça de Cristo deleitam-se em viver vidas justas em gratidão pelo Evangelho da graça. Em Cristo, os crentes são renovados em seus corações e mentes, pelo Espírito Santo, usando os meios de graça, e são progressivamente santificados em uma vida obediente e semelhante à de Cristo; durante todo o tempo de peregrinação terrena.
Da Igreja
Cremos que a igreja local é essencial para a saúde espiritual e o bem-estar de um cristão. É na igreja onde recebemos a Palavra de Deus pregada e ensinada, onde celebramos os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, onde somos encorajados e edificados por outros crentes e onde usamos nossos dons para servir ao próximo. É na igreja local que os cristãos são espiritualmente nutridos e equipados para ir ao mundo e espalhar o Evangelho por meio de palavras e ações – evangelismo orgânico.
DA Era
Vindoura Cremos que Jesus Cristo retornará um dia para redimir a criação, abolindo todo pecado e morte, ressuscitando para o julgamento eterno todos os que continuam em rebelião contra Deus e ressuscitando para a vida eterna todos os que confiaram no Evangelho. Cremos no Novo Céu e na Nova Terra, onde o povo de Deus experimentará para sempre a alegria plena e crescente na beleza e glória inesgotáveis de Jesus Cristo.
Conselho da IPCG